Páginas

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Fly-away da IBRASAT


Visitei a Broadcast&Cable que é a maior feira do setor de telecomunicações e um dos maiores destaques da feira foi esta fly-away produzida pela Ibrasat,que é uma empresa brasileira,que aliais a Ibrasat é o único fabricante Latinoamericano de antenas portáteis e fly-away.




Uma das grandes vantagens da antena fly-away são, portabilidade, facilidade de locomoção, e o fator praticidade, que facilita a transmissão do sinal de qualquer lugar, seja ele de dificíl ou fácil acesso.



 Conversando com o Wilson Santos que é o engenheiro responsável pela fabrica Ibrasat ele falou que a Ibrasat produz antenas fly-away com refletores off-set de 1,2 / 1,8 / 2,4 e 3,6 m.

                                                         Engenheiro Wilson Santos


Wilson Santos e Pierre Neto


Também foi apresentado na feira esta antena controlada por joystick.


Wander de Castro diretor de operações também estava no stand da Ibrasat
 que pertence ao grupo Casablanca.



Mais informações 


sábado, 4 de agosto de 2012

Transmissão da Copa do Mundo em 3D

Para a produção em 3D da Copa do Mundo de 2010, a Sony desenvolveu uma plataforma 3D, que combina processador, switcher, lentes e equipamentos de câmera.A empresa de integração de sistemas em Basingstoke com o diretor de HBS adaptou uma sessão 3D no caminhão HD T16 do Reino Unido pela empresa de transmissão, bem como no caminhão HD Car8 da AMP francês. Ambas as unidades foram transportadas diretamente para a África do Sul com aviões Antonov. O caminhão AMP trabalha com produções em dois estádios, Ellis Park e Soccer City em Johanesburgo, enquanto a unidade Telegenic faz jogos em Durban, Cape Town e Port Elizabeth.



A Sony MVS-8000 switcher de produção no AMP Car8 e no T16 Telegenic foram atualizados com um pacote de software 3D e no  monitor de 24 e 42-polegadas LMD exibe uma série em 3D e PVM monitores de 23 polegadas foram utilizados para ver configuração da câmera e equilíbrio canal estéreo. A área de convergência foi implementada onde oito MPE-200 de imagem com multi-processadores com EMA-3D01 software de processamento de imagem estéreo ajudam os engenheiros de convergência a manter o alinhamento da câmera e para controlar os equipamentos.

Cada Box leva duas transmissões de vídeo junto com metadados fornecidos pela câmera como lentes das câmeras a partir de saídas esquerda e direita e fornece a correção de imagem eletrônica. Pode corrigir desvio da imagem horizontal e vertical, de igual em inclinação, de retificação e rotação, a sincronização de zoom, o desalinhamento de cor e quaisquer inversões provocados pela utilização de espelho.

Na Copa do Mundo as câmeras HDC-1500  trabalhou com lentes Canon HJ22ex7.6B.
Veja abaixo a distribuição dentro do Truck da sony.
A grande maioria da cobertura é capturado em 3D nativo, misturando os sinais dos oito HDC-1500 pares, mas certas cenas são convertidas, a fim de entregar a melhor apresentação possível da ação. Peter Angell, explica: "Nosso principal objetivo é contar a história do jogo, bem como possível, mas isso não significa que desarrumar a cobertura com fotos 2D. Se houver um incidente em particular que só foi capturado em uma câmera 2D, ou uma câmera 2D tem o melhor ângulo, então, editorialmente, é fundamental para a história, e nós estaríamos penalizando o espectador se não forem incluídas. "


O ajuste de of set é feito com o auxilio de software.

Localização das câmeras



  Os operadores de câmera enfrentam um equilíbrio delicado, porque se eles estão com imagens muito fechadas sobre o lance do jogo que exige mais pam,isso pode levar a um movimento rápido, o que pode introduzir motion blur e artefatos de compressão para a imagem. É um ato de equilíbrio delicado para os operadores de câmera, no entanto já a cobertura do primeiro jogo da África do Sul - México apresentou resultados impressionantes. Durante lances de câmera aberta e de grande ângulo, o efeito 3D era mais sutil, como se você estivesse assistindo da arquibancada. Mas no replay e outros closes de jogadores individuais, os efeitos 3D quase colocávam em ação. Os close-ups de festas de torcedores nas arquibancadas e os jogadores no campo trouxe para casa a energia do evento. Ironicamente, enquanto as câmeras no estand está indo um pouco mais apertado, as câmeras no campo estão indo um pouco mais. Imagens  mais amplas do nível de campo introduzem mais elementos que podem adicionar profundidade em uma cena.

A gravação é em HDCAM SR duplo fluxo VTR (SRW5800) no local e no IBC em Johannesburg, foi usado um XT EVS [2] servidor controlado por IPDirector e um EVS XF [2] (armazenamento removível) no IBC para arquivo de tempo de gravação longo.

Canais de olho esquerdo e direito de 1080i50 HDSDI são enviados a partir dos OBVans 3D para o IBC em uma rede de contribuição JPEG2000 comprimido para 300Mbps. A partir do IBC dois sinais redundantes 3D forão enviados via satélite para os cinemas europeus e casas via Londres, o  parceiro da Fifa de distribuição GlobeCast, usando oito encoders datacasting Internacionais (dois em cada um dos quatro locais), com processamento 3D integrado Sensio Technologies.
 De Londres a contend 3D forão distribuídos para provedores como Eutelsat para a transmissão de cinemas em toda a Europa e no Brasil também.






Atualização do DVB-S2 aprovada.

O comité de direção do consórcio Digital Video Broadcasting (DVB) aprovou, numa reunião
decorrida em Genebra esta quarta-feira, a atualização do standard DVB-S2 (continuará a ser o standard para os serviços “Direct-To-Home”), a qual irá permitir uma utilização eficiente dos transponders de banda larga agora disponíveis no mercado. Nessa mesma reunião, foi também aprovada a “Phase 2a” da especificação DVB-3DTV, a qual irá ser imediatamente submetida ao “European Telecommunications Standards Institute” (ETSI) para uma standardização formal. O sistema “Phase 2a”, também conhecido como “Modo Serviço Compatível”, foi concebido para permitir oferecer em receptores HDTV uma versão 2D de um programa 3D a partir de um mesmo canal de difusão, proporcionando igualmente uma melhoria da qualidade das imagens 3D.
Estas medidas do 3d poderiam ser adotadas para o Brasil também.