Páginas

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Downlink Inflável

Downlink  Inflável  é usada atualmente pelas forças armadas dos EUA, Inteligência, e Homeland organizações de Segurança,trabalha com banda Ku-, C-, e, X-band (WGS e Ka-band em breve).  Esta antena inflável tem diversos tamanhos 1,2, 1,8, e 2,4 metros, com esta tecnologia se consegue uma redução de aproximadamente 85% no tamanho de logística (peso embalados e volume) comparados aos sistemas de antena convencionais rígidos. A forma redonda faz com que seja mais aerodinâmico e, assim, significativamente mais estável em ventos fortes.


A empresa GATR Technologies desenvolveu esta parabólica inflável muito útil para trabalhos em localidades remotas que precisam de algum tipo de comunicação via satélite. 
Basta fixar a base, orientar, inflar, instalar o LNB e pronto. Sua antena está ligada. 


O vídeo abaixo explica como é feita a montagem. Basta fixar a base, orientar, inflar, instalar o LNB e pronto. Sua antena está ligada.

AS imagens abaixo foram feitas na cobertura do terremoto do Haiti.








Todos os modelos vem com uma bússola


sábado, 22 de setembro de 2012

Primeira transmissão via satélite faz 50 anos


 Satélite TELSTAR
Já esta fazendo 50 anos que foi realizada a primeira transmissão via satélite de tv,em 1962, o satélite americano Telstar transmitiu as primeiras imagens televisionadas ao vivo entre os Estados Unidos e a França, inaugurando a era da comunicação global.
O Telstar-1, o primeiro satélite de telecomunicações fabricado pela empresa Bell Labs (AT&T), foi lançado em 10 de julho, de Cabo Cañaveral, Flórida, para ser colocado numa órbita elíptica que variava de 950 km a 5.630 km do solo.
De forma esférica, com um diâmetro de 88 cm e 77 kg, o satélite que dava a volta ao mundo em 2 horas e 30 minutos só conseguia garantir a conexão durante os 20 minutos em que se encontrava sobre o Oceano Atlântico.
Duas estações em terra acompanhavam seu trajeto: uma em Andover, no estado do Maine (EUA), e outra em Pleumeur-Bodou, nordeste da França. Estas estações estavam equipadas com grandes antenas que podiam girar sobre si mesmas para captar os sinais.

Onze dias depois da emissão das primeiras imagens televisionadas entre as estações de Andover e Pleumeur-Bodou, foram transmitidos os primeiros programas ao público dos canais americanos CBSNBC e ABC, do canadense CBC e da Eurovision na Europa.
A Estátua da Liberdade em Nova York e a Torre Eiffel em Paris foram as primeiras imagens que os telespectadores de ambos os lados do Atlântico viram na telinha da TV. "Foi um desses raros momentos na televisão que obriga os espectadores a se inclinar e observar fixamente sua tela em um estado puro de assombro", afirmou Walter Cronkite, o lendário jornalista da CBS.


"As transmissões televisionadas ao vivo de eventos que aconteciam no mundo são consideradas hoje como moeda corrente, mas há 50 anos as primeiras imagens transmitidas pelo Telstar ganharam toda a atenção e cativaram a imaginação do público em todo o mundo", destaca em um comunicado o secretário do Museu do Ar e do Espaço em Washington, Wayne Clough.
"Este 50º aniversário nos recorda os enormes avanços alcançados desde que se compreendeu o potencial dos satélites de telecomunicações até a nova era das comunicações digitais", acrescentou. O projeto Telstar foi lançado pelos Estados Unidos em resposta à colocação em órbita do primeiro satélite artificial da História, o Sputnik, que foi lançado pela União Soviética em 1957.

Com a necessidade de estabelecer estações terrestres, os americanos convidaram a participar do projeto os governos europeus, o que resultou num acordo entre o Bell Telephone Laboratories, a Nasa, o British General Office e a Administração Francesa de Correios, Telégrafo e Comunicações (PTT).

No entanto, os equipamentos eletrônicos a bordo do Telstar falharam poucos meses depois de sua colocação em órbita devido à radiação causada pelos testes nucleares dos Estados Unidos e da União Soviética. O satélite foi responsável pela transmissão de mais de 400 comunicações telefônicas, por telégrafo, fax e televisão antes de sua missão ter fim.
                                                       


Segundo o registro americano de objetos no espaço, o satélite permanece em órbita.