Páginas

domingo, 25 de agosto de 2013

Globo e NHK realizam testes em 4K E 8K

Outra vez a Rede Globo saiu na frente e começou a captação e produção de suas novelas e séries na tecnologia 4K e 8K, essa última conhecida como Super Hi-Vision (SHV).Na copa das Confederações foi feito um teste em 8k que surpreendeu os engenheiros e técnicos brasileiros que participaram do teste.



 A novela Jóia Rara, próxima das 18h, e os seriados Tapas e Beijos e A Grande Família e dois programas para o Globo repórter serão gravados em 8k,toda a produção após a finalização em 8k tudo é renderizado em 1080p padrão para serer exibido na tecnologia atual,o “K” se refere à resolução vertical em quantidade de linhas (pixels) das imagens. No nosso caso, um K equivale a 1024 unidades, por se tratar de um sistema digital (se o assunto fosse Física, um K é igual a 1.000 unidades).
Outras cenas de Amor a Vida já estão sendo capturadas em 8K, o dobro do 4K e 16 vezes maior que o atual High Definition.
A idéia também é usar nas coberturas esportivas pois o teste realizado na Copa das confederações foi muito bem visto pelos engenheiros e  técnicos e quem gostou também foi os produtores e diretores de tv que usaram e abusaram de recursos como o zoom dentro da imagem já que a qualidade do padrão 4k permite um zoom digital sem estourar os pixels.
 Algumas das imagens chegam a ocupar 30 terabytes de espaço nos servidores,ajá storage.




Veja  abaixo o teste que a Globo realizou no carnaval do rio em parceria com a NHK.
Assista ao Vídeo

A NHK prevê realizar as primeiras transmissões via satélite em UHD em 2016. A meta é que as transmissões sejam feitas por via terrestre no país de forma universal, aberta e gratuita em 2020.

De acordo com o diretor de engenharia de entretenimento da TV Globo, Raymundo Barros, a tecnologia 8K seria a evolução natural da radiodifusão, com o 4K servindo como um estágio intermediário no processo. "Para a radiodifusão, pelo que vemos da experiência japonesa, o esforço é pela implementação do 8K. Não me parece que o 4K seja uma meta para a radiodifusão. Lá no Japão a meta é 8K para todas as residências em 2020".

Vale a pena  assistir este video produzido pela LG para mostrar a nova técnologia.
https://www.youtube.com/watch?v=4xQb9Kl-O3E

A sensação de imersão oferecida pelo 8K poderia substituir o 3D nas residências. De acordo com Barros, a necessidade de usar óculos causa desconforto ao telespectador. "O que se vê no Japão é que a sensação de imersão é tão grande, e é possível estar tão perto da televisão, que pode não ser necessário usar o 3D. Mas pode ser que tenhamos 8K 3D um dia, no fim tudo se resume à questão dos óculos. No cinema, foi uma experiência bem sucedida porque o consumidor vai lá disposto a usar os óculos, mas nas casas isso parece causar desconforto no usuário".




segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Câmeras Onbord

As imagens da  Fórmula indy em São Paulo foram  transmitidas para o mundo todo,mas como é que funciona as câmeras Onbord?
Eu estive com o Sergio Botinha que era o responsável pelas câmeras onbord e ele me mostrou como funcionava desde a captação das imagens e a entrega do sinal de video para o  OBvan da Casablanca que gerou o sinal final.
O Sergio Botinha é o representante da BSI (Brodcast Sports Incorporation) foram instaladas oito câmeras 360 ,que diga de passagem nem a F1 tem!
Veja o esquema abaixo.

As imagens são captadas por uma micro câmera que esta conectada a um micro mutiplexador e a um transmissor que trabalha na faixa VHF.




Por todo circuito foram instaladas antenas  para captação dos sinais gerado pelo transmissor do sistema de cada carro.




Depois o sinal de rf passa pelos decoders e processadores de imagem ,












Cada câmera pode ser controlada por joystick.

Aqui o operador de EVS,opera conforme a necessidade do ditetor de Tv.


Imagen e metadados são enviados para o monitoramento do sistema.


Abaixo da para ver outras informações,como a de localização dos carros e posicionamento de antenas.  




A tecnologia é nova, mas o Botinha tem 30 anos de mercado de automobilismo de competição.

Ricardo Vieira e Sergio Botinha 

 Veja algumas fotos de eventos que Sergio Botinha participou ,desde 1989 com coberturas da NBA, IRL, Indycars, Formula 1, Copa do Mundo de Futebol USA, Olimpiadas Atlanta 96, GT3 Brasil, etc. Personalidades como Pelé, Ayrton Senna e Emerson Fittipaldi dentre outros, conviveram e foram parte das coberturas jornalísticas.

                                  
Ayrton Senna    Botinha  Emerson Fittipaldi  

              Pelé                 Sérgio Botinha






     Sérgio Botinha             Emerson Fittipaldi  



Fórmula 1



Espero que tenham gostado, ja aproveito para pedir desculpa pela demora para responder aos e-mails mas sempre respondo na medida do possivel,valeu gente abraço. agente se ve na Broadcasting & cable.
http://www.broadcastcable.com.br/