Páginas

sábado, 18 de janeiro de 2014

Spidercam,Cablecam e Skycam

A Spidercam foi desenvolvida em 2000 por Jens C. Peters, da empresa  CCSystems, Mas só em 2003 ela foi utilizada pela primeira vez em um grande evento realizado na Áustria. Em 2004, a tecnologia foi usada também para shows das bandas The Police, Robbie Wiliams, e Kylie Minogue.
                                                   
  A partir de 2007, com a chegada de um novo parceiro para a empresa, novas possibilidades de utilização do mecanismo foram abertas para o grupo. Televisões de Portugal, Reino Unido, Itália, Polônia,França,Tunísia,China e Austrália adotaram a tecnologia em suas transmissões locais.

As primeiras experiências em esportes foram realizadas na África do Sul e na Índia, durante finais de partidas de críquete. O futebol receberia a novidade logo em seguida e devido ao grande sucesso virou referência nas transmissões esportivas europeias.




Ai abaixo a spidercam usada na abertura da copa do mundo na arena Corinthians.



No Brasil, a estreia da cablecam aconteceu na partida que marcou a despedida do atacante Ronaldo do futebol. No jogo entre a seleção brasileira e a Romênia, o sistema foi utilizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Em seguida, a final da Taça Libertadores da América, entre Santos e Peñarol, também foi capturada pela nova tecnologia.
Veja o vídeo da estréia aqui no Brasil.

Uma das vantagens da Spidercam  é a possibilidade que ela tem de ser baixada a um nível próximo ao do gramado. Assim, mesmo do alto do estádio, ela pode ser trazida para próximo dos jogadores, podendo acompanhar a partida como se fosse um elemento dentro de campo. Utilizando os recursos tradicionais de zoom, ainda que estática, a câmera no nível do gramado permite capturar imagens que acompanham o movimento da bola.




O sistema consiste em dezesseis cabos fixados na horizontal e na vertical, no alto do estádio.
A câmera é acoplada a eles e coordenada por controle remoto e um joistyck em uma central de comando. A partir dela é possível ter uma liberdade quase total de movimentos. A câmera pode girar 360 graus com rapidez, podendo acompanhar ataques e contra-ataques com precisão, sem que haja cortes bruscos de cenas no processo.






No total, são utilizados quase 3 mil metros de cabos para garantir o funcionamento da estrutura.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário