Páginas

sábado, 28 de julho de 2012

Radios e WebTvs usando fly away


Radios e Webtvs cada vez mais estão utilizando satélites para transmissão de eventos.

 Mesmo que a prática tem sido comum para a televisão por algum tempo, agora é a vez do rádio  passar a transmitir eventos via satélite  com mais frequência ,algumas radios usavam o satélite para  formar rede,mas com a digitalização das midias e cada vez mais o desenvolvimento de codecs e compressores que   diminuem cada vez mais o tamanho do arquivos digitais se tornou viavel com a adequação dos custos a utilização de uplinks de satélite pequenos chamados fly away ,este a cima é usado pela KJAS e Rayburn Broadcasting Company, é uma estação de rádio no sudeste do Texas em Louisiana para transmitir um campeonato de baisebol.
Este equipamento acima é o ACESSO Comrex, ele trabalha com um codec chamado bricLINK.
Antes de chegar no modem o audio analógico entra neste equipamento.
Ele tem um codificador estéreo full-duplex e decodificador em cada caixa. Onde dois sentidos de transmissão não é necessário, o canal reverso pode ser desativado. A tecnologia incorporada BRIC inclui um gerenciador de buffer jitter que equilibra automaticamente atraso e estabilidade, aumentando dinamicamente atraso com base no desempenho da rede. Para redes onde a QoS é conhecido estes parâmetros podem ser definidos para que um nível consistente de buffer de jitter é mantida.
Já este equipamento acima dispensa mixer análogico e já faz a mix e já gera o streaming de audio.
A unica desvantagem é o atraso.   


Se você estiver fazendo webcasting via satélite, você pode estar se perguntando: "Será que minha conexão é rápida o suficiente?" O bom do satélite é que você pode obter conectividade com a Internet praticamente em qualquer lugar para entregar o seu evento de webcast. Descobrir quanta largura de banda de satélite que você realmente precisa pode ser um pouco complicado ainda.

A verdade é que a internet via satélite não consegue atingir as mesmas velocidades que internet terrestre. Podemos no entanto, atingir o mesmo rendimento.

Por quê? Há um atraso natural em cada conexão via satélite de cerca de 500 - 600 milissegundos decorrentes do tempo que leva para um sinal de rádio para viajar a 46.000 milhas ida e volta da terra, para ir ao satélite e voltar. Assim, um "teste de velocidade" tradicional, que você executa no seu computador de casa ou escritório, nunca vai dar um verdadeiro relatório da quantidade de dados transmitidos em um segundo.

O rendimento é a quantidade de dados que podem ser enviados em um período de um segundo. Assim, para uma conexão Mb / s um satélite, o "teste de velocidade" pode mostrar uma menor taxa de dados, mas 1 Mb / s de dados podem ainda ser transmitidos no período de um segundo. A segunda começa apenas 500 milésimos de segundo mais tarde.
Ok, então agora que nós definimos a diferença entre a velocidade eo throughput, vamos responder à pergunta. 
A minha conexão é rápida o suficiente?
A grande notícia é que os espectadores nunca vai notar que tem 500 milissegundos de atraso. O buffer do vídeo leva muito mais tempo do que isso e será imperceptível para o usuário final.

O que mais importa quando você está com webcasting sobre o satélite é a taxa de transferência. Quanto você precisa?
O software de codificação ou hardware permite que você escolha uma taxa de codificação dos dados para o seu webstream ao vivo. Se você estiver usando múltiplos fluxos, somar os fluxos. Então você precisa planejar para cima. Overhead é largura de banda adicional que é necessário para enviar os vários comandos usados ​​para comunicação entre dispositivos e para proporcionar a correção de erro (correção de erros garante que os dados chegam de forma precisa e completa ao seu destino.) Um par de regras geralmente aplicáveis. 
1) Os fluxos maiores de codificação requer mais sobrecarga. 
 2) Menor tempo de buffer requer mais sobrecarga do que mais vezes.


Este rack acima esta montado com equipamentos básicos para uma transmissão via satélite.   

Veja abaixo a cobertura feita por uma  emissora de Tv usando esta solução.






Um comentário:

  1. Ricardo, saberia dizer como faço para re-transmitir o sinal de uma web rádio para todo o Brasil via satélite", ou através de um link, ou coisa parecida?

    Meu e-mail radiomineiro@radiominero.com

    ResponderExcluir