Páginas

domingo, 25 de agosto de 2013

Globo e NHK realizam testes em 4K E 8K

Outra vez a Rede Globo saiu na frente e começou a captação e produção de suas novelas e séries na tecnologia 4K e 8K, essa última conhecida como Super Hi-Vision (SHV).Na copa das Confederações foi feito um teste em 8k que surpreendeu os engenheiros e técnicos brasileiros que participaram do teste.



 A novela Jóia Rara, próxima das 18h, e os seriados Tapas e Beijos e A Grande Família e dois programas para o Globo repórter serão gravados em 8k,toda a produção após a finalização em 8k tudo é renderizado em 1080p padrão para serer exibido na tecnologia atual,o “K” se refere à resolução vertical em quantidade de linhas (pixels) das imagens. No nosso caso, um K equivale a 1024 unidades, por se tratar de um sistema digital (se o assunto fosse Física, um K é igual a 1.000 unidades).
Outras cenas de Amor a Vida já estão sendo capturadas em 8K, o dobro do 4K e 16 vezes maior que o atual High Definition.
A idéia também é usar nas coberturas esportivas pois o teste realizado na Copa das confederações foi muito bem visto pelos engenheiros e  técnicos e quem gostou também foi os produtores e diretores de tv que usaram e abusaram de recursos como o zoom dentro da imagem já que a qualidade do padrão 4k permite um zoom digital sem estourar os pixels.
 Algumas das imagens chegam a ocupar 30 terabytes de espaço nos servidores,ajá storage.




Veja  abaixo o teste que a Globo realizou no carnaval do rio em parceria com a NHK.
Assista ao Vídeo

A NHK prevê realizar as primeiras transmissões via satélite em UHD em 2016. A meta é que as transmissões sejam feitas por via terrestre no país de forma universal, aberta e gratuita em 2020.

De acordo com o diretor de engenharia de entretenimento da TV Globo, Raymundo Barros, a tecnologia 8K seria a evolução natural da radiodifusão, com o 4K servindo como um estágio intermediário no processo. "Para a radiodifusão, pelo que vemos da experiência japonesa, o esforço é pela implementação do 8K. Não me parece que o 4K seja uma meta para a radiodifusão. Lá no Japão a meta é 8K para todas as residências em 2020".

Vale a pena  assistir este video produzido pela LG para mostrar a nova técnologia.
https://www.youtube.com/watch?v=4xQb9Kl-O3E

A sensação de imersão oferecida pelo 8K poderia substituir o 3D nas residências. De acordo com Barros, a necessidade de usar óculos causa desconforto ao telespectador. "O que se vê no Japão é que a sensação de imersão é tão grande, e é possível estar tão perto da televisão, que pode não ser necessário usar o 3D. Mas pode ser que tenhamos 8K 3D um dia, no fim tudo se resume à questão dos óculos. No cinema, foi uma experiência bem sucedida porque o consumidor vai lá disposto a usar os óculos, mas nas casas isso parece causar desconforto no usuário".




Nenhum comentário:

Postar um comentário